A energia elétrica é um insumo essencial à maioria das atividades produtivas. Somente as indústrias brasileiras, segundo dados do Ministério de Minas e Energia, são responsáveis por mais de 30% de todo o consumo interno anual brasileiro, e as faturas de energia representam importante fatia no custo da produção.
Em razão das políticas tarifárias, foram regulamentados grupos de classificação energética, de acordo com a característica de cada consumidor. Famílias de baixa renda, por exemplo, possuem classificação especial, que reduz o valor das tarifas. Alguns setores industriais, como no caso da agroindústria, também são contemplados com tarifas diferenciadas.
Na agroindústria, é comum encontrar empresas que estejam classificadas de forma equivocada, resultando em pagamento de tarifas mais caras. Ocorrendo isso, é possível pedir uma reclassificação tarifária para as concessionárias de energia, resultando em reduções nas tarifas cobradas sobre o consumo elétrico, bem como restituições de valores pagos a maior por conta da classificação tarifária anterior.
Para maiores informações, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail tributario@dalcortivo.adv.br.
Conteúdo escrito André Fernando Moreira, em 08.06.2022.