Existe um ditado muito famoso e muito pertinente, tanto para o mundo dos negócios como para todo e qualquer cidadão, que diz: “É melhor prevenir do que remediar.” Traduzindo em bom português, é melhor seguir e cumprir as regras do que arcar com as consequências. 

No âmbito empresarial, podemos aplicá-lo no que diz respeito à construção e formalização do negócio e suas rotinas administrativas. Para que tudo esteja dentro da lei, é imprescindível que o empreendedor esteja cercado de aparato jurídico especializado, como a Advocacia Preventiva, para assessorá-lo na elaboração de contratos, na regularização da empresa perante os órgãos públicos, na correta aplicação e pagamento de tributos, nas obrigações trabalhistas e gestão de pessoal. 

Muitas empresas falham nesse quesito devido à falta de orientação, planejamento e total desconhecimento da legislação. Isso acarreta uma infinidade de prejuízos para a saúde da empresa, sua lucratividade e prosperidade. 

Um dos grandes problemas que afeta o setor financeiro de qualquer organização é o pagamento de tributos indevidos. Como o sistema tributário brasileiro é complexo, pode acontecer de tributos serem cobrados ilegalmente pelo governo ou os gestores calcularem errado os valores a serem pagos. Em ambos os casos, há um prejuízo que precisa ser sanado para que não ocorra autuações fiscais e multas elevadas. Por isso, a importância de um profissional que entenda do assunto para poder, por meio de medida judicial ou de procedimento administrativo, realizar a Recuperação dos Tributos.

Mas não somente as empresas que convivem com esse tipo de problema. As pessoas físicas também são afetadas, diariamente, no seu setor financeiro. Em função das crises, da falta de emprego, muitas não conseguem gerir os seus próprios recursos e, consequentemente, não conseguem honrar as suas dívidas. Novamente, há a necessidade de uma intermediação para atuar na Recuperação de Créditos Operacionais, seja por meio de Cobranças Judiciais e Extrajudiciais.

Independente do débito adquirido, seja como pessoa física ou jurídica, no âmbito tributário, bancário, previdenciário, judicial, o processo de resolução é o mesmo e requer a participação de profissionais especializados para que a resolução dos problemas sejam eficientes e eficazes dentro da lei.

Portanto, se nesse momento você está envolto em algumas dessas questões, é imprescindível, para a saúde fiscal da sua empresa e do seu bolso, que os conflitos sejam sanados e, dessa maneira, oxigenar o setor financeiro da sua vida.