Bens bloqueados por ações judiciais, perdas financeiras por contratos mal elaborados, investimentos sem qualquer planejamento, problemas societários, má gestão das finanças em momentos de crise, uma separação mal sucedida. Com certeza, você já escutou esses termos ou, até mesmo, já passou por alguma dessas situações sem saber que uma eventual lesão aos bens adquiridos poderia ter sido evitada e/ou amenizada por meio da Proteção Patrimonial. 

Mas o que caracteriza esse termo? Proteção Patrimonial é uma ferramenta jurídica cujo objetivo principal é proteger o patrimônio de uma empresa, de empreendedores e de pessoas físicas por meio de ações que visam reduzir os riscos de prejuízos ou perda definitiva dos bens e ativos.  

De forma preventiva, ela atua para garantir a sustentabilidade do negócio, proteger os bens do empresário e de sua família, reduzir custos e impostos, dar segurança familiar e amenizar os riscos da atividade empresarial. 

E de quais riscos estamos falando? Aqui, podemos elencar os diversos fatores que podem interferir na gestão da empresa, como: as questões de ordem trabalhista, os vícios tributários e fiscais, os danos ao meio ambiente, problemas societários. 

Mas como fazer a Proteção Patrimonial contra esses riscos? No caso, é de suma importância a contratação de advogados para que os trâmites ocorram dentro da lei. Entras as opções, estão: a criação de holdings, doação de bens ainda em vida, realização periódica de auditorias, contratos de casamento com cláusulas bem definidas, seguros de vida resgatáveis e sociedades por ações. 

Por isso, é importante realizar um Planejamento Familiar (no que tange aos Contratos Nupciais, Testamento, Inventário, Divórcio, Bens de Família), Planejamento Empresarial (Sociedades, Fundos de Investimentos Fechados, Empresas com Propósitos Específicos), Planejamento Sucessório (no caso de Holdings Familiares), e firmar Contratos que não abram brechas para possíveis lesões patrimoniais. 

A Proteção Patrimonial é uma forma legal de conservar os seus bens. Portanto, proteja-se!