Os advogados José Henrique Dal Cortivo e André Fernando Moreira, da banca Dal Cortivo Advogados e Estratégias Jurídicas, concluíram, em 12 de novembro de 2020, especialização em Gestão Estratégica de Projetos, curso realizado de forma presencial pelo Instituto de Ensino e Pesquisa INSPER em São Paulo/SP.

O curso de Gestão Estratégica de Projetos tem por objetivo a compreensão e o desenvolvimento de planejamento estratégico e execução de projetos por meio de um Portfolio Project Management (PPM). Dentre as diretrizes de ensino chama-se atenção para as técnicas modernas de gestão e elaboração de projetos, focada em recursos e resultados.

A importância da Gestão de Projetos

A gestão de projetos se mostra como ferramenta cada vez mais importante no meio jurídico, com o fito de reduzir os riscos e controlar todas as etapas envolvidas nos projetos, bem como garantir a qualidade dos resultados.

A elaboração e o acompanhamento de projetos no meio jurídico são extremamente importantes, seja em demandas judiciais ou extrajudiciais, seja ainda na implantação de novos procedimentos de natureza preventiva ou até mesmo na condução da adequação empresarial em função de novidades legislativas. 

A definição de um objetivo claro, a gerência do tempo, de qualidade e de recursos são alguns dos temas a serem enfrentados quando da elaboração de um projeto.  Embora não seja costumeiro profissionais do meio jurídico buscarem este tipo de qualificação, a Banca Dal Cortivo entende que este diferencial é crucial para que se possa melhorar o desempenho jurídico e entregar resultados ainda mais eficientes aos clientes.

Na advocacia preventiva, ainda mais com enfoque empresarial, o planejamento e a organização são pilares de destaque quando se fala na operacionalização de procedimentos preventivos. O advogado José Henrique Dal Cortivo esclarece que “o escritório espera que com este curso seja possível gerenciar e elaborar projetos de forma mais eficiente, atingindo os objetivos e otimizando os recursos.” André Fernando Moreira complementa que “uma boa estratégia sempre é precedida de um projeto bem definido e bem estruturado”.

A advocacia preventiva bem projetada pode trazer resultados ainda melhores na gestão empresarial.

Por Eduarda Ribeiro de Freitas, em 16.11.2020