No dia 14 de maio de 2021, o advogado Luiz Felipe Segalin apresentou a todos os colegas do escritório Dal Cortivo Advogados e Estratégias Jurídicas as técnicas de Legal Design ministradas durante o curso Bits Academy, realizado em fevereiro do mesmo ano. A partir de tal apresentação, o escritório deu início à implementação do setor responsável pelo Legal Design e Visual Law, liderado por Gabriel Wagner, encarregado por aplicar as técnicas em documentos internos do escritório e também nos documentos e contratos das empresas parceiras, a fim de proporcionar melhorias e facilitações nas relações comerciais, com a devida segurança jurídica.

Também já foi iniciada a utilização de Legal Design em petições, facilitando o entendimento dos documentos encaminhados aos Juízes, percebendo uma boa receptividade nesta prática. Nas palavras de Gabriel “O Legal Design tem por objetivo proporcionar uma melhor experiência ao usuário e por isso, em todos nossos documentos procuramos apresentar algo acessível, útil e agradável ao leitor. Desta forma, conseguimos resultados não só positivos, mas também de forma muito mais ágil, aplicando o direito de forma prática e efetiva”.

O sócio fundador do escritório, José Dal Cortivo, comentou que “inauguramos, a partir destas práticas, uma nova fase, com uma prestação de serviços diferenciada e precursora, pois pouquíssimos escritórios a nível de Brasil utilizam-se destas técnicas inovadoras”.  

Por Gabriel Wagner, em 24.05.2021