O advogado Luiz Felipe Segalin, sócio do escritório Dal Cortivo Advogados e Estratégias Jurídicas, concluiu, em 03 de fevereiro de 2021, especialização em Legal Design, curso prestado pela Bits Academy.

Trata-se de um conceito inovador na elaboração de documentos voltados ao âmbito jurídico, que nada mais é do que a aplicação de princípios e elementos de design destinados exclusivamente para a melhor experiência do usuário.

Sobre o Legal Design

O legal design é uma forma de transmitir informações ao leitor, de maneira mais acessível e de fácil compreensão, substituindo a linguagem formal e arcaica presente no âmbito jurídico pela utilização de linguagem visual, simples, clara e objetiva.

Essa nova linguagem, que vem ganhando espaço nas relações comerciais, tem como principal objetivo despertar o interesse na leitura, por meio de recursos de design visual, cores, ilustrações, tipografias, layout, fontes, etc., dispostas no documento, a fim de torná-lo mais atraente para o leitor.

O Escritório incentivou a participação no curso pensando em fornecer aos clientes uma experiência intuitiva, útil e agradável ao se deparar com documentos jurídicos voltados às necessidades de sua empresa.

O advogado, responsável pelo Setor de Contratos do Escritório, comentou que “já estamos notando os benefícios do Legal Design especialmente na elaboração de minutas e templates, situações em que clientes elogiaram a simplicidade, objetividade e estética dos documentos”.  Salientou também que “clientes já perceberam a excelente impressão que os documentos causaram em seus stakholders, facilitando e potencializando a conclusão de negócios”.

Esta forma mais agradável de comunicação também será utilizada nas peças jurídicas voltadas aos processos, facilitando a explanação e compreensão das teses apresentadas junto aos Juízes e Tribunais.

Vale ressaltar que a aplicação do legal design não substituí o conteúdo a ser disposto no documento, nem mesmo causa algum prejuízo à sua veracidade. É apenas uma forma moderna e simplificada de elaborara-lo, tirando o “peso” da formalidade disposta nas suas inacabáveis páginas.

Aplicação do Legal Design

Como nosso escritório está sempre de portas abertas às inovações e melhorias, o legal design já vendo sendo aplicado em nossos documentos, por exemplo, em contratos, notificações e petições, sempre pensando em facilitar a comunicação com nossos clientes, e também para levar ao juízo uma linguagem mais objetiva e direta daquilo que desejamos expor.

Para saber mais sobre o legal design e como nosso escritório vem o implementando no dia a dia, acesse o link.

Por Camila Brun, em 10.05.2021